Acompanhe o

Guia de Atividades

Bem-vindos

A partir de agora, você faz parte da turma Parents Play. Sabemos que vocês, pais e responsáveis, estão tentando equilibrar trabalho, novas rotinas e as preocupações do dia-a-dia. Mas, não se sintam sozinhos. Descubra neste guia, como aproveitar ao máximo todas as atividades de aprendizado desenvolvidas pela Parents Play para as crianças e seus familiares.

Visão Geral

O nosso programa de atividades especialmente criado para incentivar o desenvolvimento e o aprendizado da “turminha”, visa proporcionar momentos de experiências, conhecimento e bem-estar, para crianças com idades entre 3 e 8 anos de idade. Mediadas pela tecnologia, as atividades tem como objetivo principal além do desenvolvimento infantil, uma maior aproximação entre pais e filhos, proporcionando um ambiente contínuo de aprendizado e de fortalecimento dos vínculos da família.

Como funcionam as atividades

Parents Play é a plataforma de conteúdos pensada para envolver a família e perfeita para explorar as experiências de aprendizado, saúde e bem-estar, que estimulam a criatividade, desenvolvem habilidades e aguçam a curiosidade das crianças, de forma simples e envolvente.

Seus conteúdos foram elaborados e desenvolvidos por profissionais qualificados, todos com base nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), assim como também foram desenvolvidas respeitando os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs). 

LEMBRE-SE

Lembre-se de que as atividades oferecidas não substituem o currículo escolar, o papel da escola e dos professores. O que temos aqui são propostas de experiências de aprendizagem, e não aulas. Nosso maior desejo é que as crianças continuem sendo estimuladas a aprender em casa com uma seleção de conteúdos seguros e com envolvimento de seus familiares.

Como funciona

As experiências de aprendizado, aqui oferecidas, começam e finalizam com um estímulo à saúde socioemocional e ao fortalecimento de vínculos. As crianças são estimuladas, a participarem de atividades lúdicas e criativas que promovem a saúde o bem-estar e desenvolvimento cognitivo. Como responsável, esteja próximo, auxilie a criança. Quando for solicitado, coloque-se à disposição para juntos realizarem as experiências da melhor forma, mas resista à tentação de solucionar um desafio por ela. Aproveitem estes momentos, serão memórias jamais esquecidas pelos pequenos.

Como apoiar as crianças durante as atividades

Criar um ambiente domiciliar que estimule o aprendizado contínuo das crianças, dentro das novas rotinas em casa, os cuidados com nossa saúde física e mental e todas as mudanças que tivemos em nossa vida são os desafios que temos pela frente. Portanto, este é o nosso convite, de que juntos estaremos nos apoiando e descobrindo novas possibilidades para driblar tantas incertezas. Nossos pequenos estão aprendendo conosco, portanto esteja presente, demonstre segurança, este é o apoio que precisam neste momento.

Conquiste pelo exemplo

Identifique e pratique atitudes positivas que possam servir de exemplo para seus filhos – como o amor por aprender, autonomia, persistência, autodisciplina, autocuidado, organização, paciência, empatia e respeito ao próximo. Tente realizar as atividades de aprendizado, sempre que possível, em família. Seja a mudança que você quer inspirar no seu ambiente familiar! E conte conosco!

Faça do tempo um aliado

Ajuste a sua agenda para que você possa acomodar novas rotinas. E, se isso significar que será necessário dividir o tempo das atividades de seus filhos em blocos menores, está tudo bem! O próprio formato das nossas atividades são pensados e desenvolvidos para atender essas necessidades. Redescubra os horários em que sua família é mais propícia a interações, concentração e momentos de relaxamento.

 

Reorganize os espaços em casa

Trabalhar e estudar em casa pode parecer um cenário perfeito, mas muitos estão descobrindo que a realidade pode demandar alguns ajustes nas áreas de convivência da família – especialmente se vocês precisam compartilhar os mesmos horários e espaços para suas atividades individuais. Crie um cantinho das atividades, onde todos os recursos necessários estarão disponíveis e organizados. Isso ajuda a organização e a fluidez das atividades da casa, estimula a rotina, e o sentimento de organização pessoal. Da mesma forma, é muito importante que a criança tenha o seu cantinho com seus materiais de estudos, livros, papeis, canetas, tintas, brinquedos pedagógicos… conforme sua faixa etária, para que de acordo com sua rotina, tenha um tempo dedicado a estas atividades, sejam escolares ou não.

Estabeleça marcos e celebrações

Crie algumas missões e metas para serem alcançadas ao longo do dia, ou semana. Todo mundo curte um desafio! As conquistas devem ser simples e flexíveis, como: ler um texto ou livro, aprender uma palavra ou conceito novo e ensinar para a família, ou ainda, exercitar-se dentro de casa. 

Você, também, pode estabelecer missões colaborativas e envolver toda a família com tarefas da casa por exemplo: (também de acordo com a faixa etária de cada criança) secar a louça, colocar água para o cachorrinho, arrumar a cama, arrumar a mesa para o almoço…Celebrar pequenas vitórias ajudam a manter a motivação para desafios maiores.

Dicas de acompanhamento digital

A era digital nos presenteou com o uso das tecnologias e todos os seus benefícios, o que nos ajudou muito neste momento de pandemia para a vinculação da informação, a comunicação com a família e o mundo, entretenimento e aprendizagem formal e informal. Mas, precisamos estar atentos aos conteúdos oferecidos neste mundo virtual, por isso nossas atividades são selecionadas e preparadas com carinho para toda a família. Procure acompanhar as crianças nos momentos de interação das atividades. Participe!

 

 

Dicas de acompanhamento digital

A era digital nos presenteou com o uso das tecnologias e todos os seus benefícios, o que nos ajudou muito neste momento de pandemia para a vinculação da informação, a comunicação com a família e o mundo, entretenimento e aprendizagem formal e informal. Mas, precisamos estar atentos aos conteúdos oferecidos neste mundo virtual, por isso nossas atividades são selecionadas e preparadas com carinho para toda a família. Procure acompanhar as crianças nos momentos de interação das atividades. Participe!